Tráfego Aéreo


Em 1934, uma viagem de navio entre o Rio de Janeiro e Lisboa demorava de 8 a 10 dias.

No início de 1936, é inaugurada a linha aérea portuguesa  Lisboa – Rio de Janeiro, pela aeronave La Joyeuse, com escala em Tanger, no Marrocos, onde combinava com a Air France.

No dia 28 de abril de 1946, a Panair do Brasil, com aviões Constellation, realiza o primeiro voo de uma empresa aérea brasileira para a Europa, com o voo Rio de Janeiro (Santos Dumont) -Londres, com escalas em Recife, Dakar, Lisboa e Paris. A Panair do Brasil foi a primeira empresa do mundo a pousar no aeroporto de Heathrow, recém-inaugurado. O avião Constellation era o que havia de mais moderno. Na ligação pra Europa, a Panair do Brasil concorria com as empresas KLM, Air France e BBSA.

Em 1948, a Panair do Brasil inaugura a linha Rio de Janeiro (Galeão) – Madrid, com escalas em Recife, Dakar, e Lisboa, com aeronaves Constellation. Em 1956, bate o recorde na ligação Rio de Janeiro - Lisboa, com 17 horas de voo.

Em 8 de setembro de 1965, a Varig inaugura a linha Rio – Londres, com escalas em Lisboa e Paris, com uma frequência semanal, com o avião DC-8.

Em 1960 a TAP, Transportes Aéreos Portugueses, inicia suas operações para o Brasil, em Parceria com a Panair do Brasil. Em 1967, inaugura a linha Recife – Lisboa.

Em primeiro de julho de 1974, início das operações regulares dos primeiros MC Donnell Douglas  DC-10 da Varig, inicialmente nas linhas internacionais para Roma e Lisboa, partindo do Galeão. O DC-10 foi o primeiro wide-body da aviação brasileira, ou seja, o primeiro avião com fuselagem mais larga, com cabines com dois corredores, com  sete ou mais assentos por fileira.

Em 4 de julho de 1974 a Pan Am realiza o primeiro voo com seu Boeing 747, de 341 passageiros, na linha New York - Rio de Janeiro. No dia seguinte a Tap, concorrendo com a Varig, inaugura a operação de Boeing 747, com 370 lugares, na linha Rio – Lisboa.

Em junho de 1980, a TAP contava com 6 voos semanais para o Brasil, com 6 escalas no Rio de Janeiro, 2 em Campinas (São Paulo), 2 em São Salvador e uma no Recife.

Em outubro de 1982, a Varig inaugura a linha Rio de Janeiro - Paris, com aviões DC 10-30, com uma frequência semanal e escalas em Belém e Lisboa.

Entre 2004 e 2005, a linha Lisboa - São Paulo (Guarulhos) foi a principal ligação em termos de carga transportada de e para Portugal, operada pela Tap e pela Varig. A partir de 2006, foi a linha Lisboa - Luanda que assumiu esta representatividade. Em julho de 2006, a Varig voou pela última vez para Lisboa.

Em 19 de julho de 2007, a Tap lança o voo direto Brasília – Lisboa. Em 11 de fevereiro de 2008, inaugura a linha Belo Horizonte – Lisboa, com aeronaves Airbus 330, com 5 frequências semanais.  A nova linha era o oitavo destino da TAP no Brasil, junto com Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador, Natal, Recife e Fortaleza. Em 3 de julho de 2010, a TAP inicia a operação do voo Campinas – Lisboa, com três opções semanais, com aeronaves Airbus com capacidade para 256 passageiros. No dia 2 de  outubro de 2020, inaugura a  linha Maceió – Lisboa, com o Airbus A321LR (long range), configurada para 168 passageiros, o décimo segundo destino da companhia no Brasil, que já voava para as cidades de Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Natal e Manaus.

Em 2007, a Ocean Air inicia a operação regular para Portugal, com Boeing 767, o primeiro wide-body da empresa. Os voos partiam de São Paulo, Salvador, Recife e Natal, em parceria com um grupo de agências de viagens. A aeronave era configurada para 278 assentos, sendo 266 na classe econômica e 12 na executiva. Mas os voos duraram pouco. Até o final de 2008 a empresa aposentou seus três Boeing 767, em função da baixa rentabilidade dos voos internacionais.

Em 22 de janeiro de 2016, a Azul anuncia o seu primeiro voo para a Europa, com a rota Campinas – Lisboa, a ser inaugurado em 4 de maio, com 3 frequências semanais, com aeronaves Airbus A-330. Na época a Azul contava com voos internacionais  para Miami, Orlando, Caiena, e voos sazonais na alta temporada de Punta del Este.

Em 2017, a TAP Air Portugal era líder na operação entre o Brasil e a Europa, oferecendo mais de 80 frequências semanais, partindo de 10 cidades brasileiras: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo – para Lisboa e/ou Porto.

Entre 2018 e 2019 o número de voos entre o Brasil e Portugal cresceu 105,5%, mais que dobrando, em função do aumento do número de voos da Latam e da Azul. Em julho de 2019, só o aeroporto de Lisboa recebia diariamente 12 ligações aéreas provenientes do Brasil. Com 9,8 mil voos em 2019, a ligação aérea Brasil – Portugal era a quarta ligação internacional mais importante do Brasil, só atrás das ligações para a Argentina (28,9 mil), Estados Unidos (22,5 mil) e Chile (13,7 mil).

Em 3 de setembro de 2018, concorrendo com a líder TAP, a Latam inicia suas operações da linha São Paulo – Lisboa com aviões Boeing B767 configurados para 191 lugares na Classe econômica e 30 na Premium Business.

Em 28 de junho de 2019, Brasil e Portugal finalizaram as negociações de um novo acordo de serviços aéreos, que extingue restrições para o transporte de passageiros e cargas. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o memorando de entendimentos assinado entre as autoridades de aviação civil dos dois países permite a ampliação imediata da oferta de voos internacionais para quaisquer destinos em ambos os países, com a possibilidade de ligação com terceiros países.

Em 2019, Brasil e Angola eram os principais mercados de destinos de carga embarcada nos aeroportos portugueses. No ranking dos principais mercados de origem da carga desembarcada em Portugal lideram o Brasil, a Espanha e a Alemanha.

Aviação Comercial
Passageiros Transportes entre o Brasil e Portugal (milhões)

2001 0,577
2002 0,665
2003 0,794
2004 0,997
2005 1.118
2006 1.070
2007 1.150
2008 1.273
2009 1.185
2010 1.466
2011 1.567
2012 1.590
2013 1.588
2014 1.645
2015 1.581

Fonte: ANA (Portugal)


REFERÊNCIAS:

Varig inaugura nova rota para a Europa. Transporte Moderno. abril/1982. p.6.







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